Por que sua empresa precisa investir em marketing de conteúdo?

Por Vanessa 28/03/2018
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O marketing de conteúdo (content marketing) é hoje a mola propulsora das diferentes atividades de marketing. Fato esse que coloca a produção de conteúdo na posição mais alta da escala de importância entre as ações de marketing.

No entanto, ainda hoje, o que se vê são empresas preocupadas apenas com SEO, mídias sociais, e-mail marketing, anúncio patrocinado, sem se dar conta que tudo isso gira em torno do conteúdo (de qualidade obviamente).

Repassar links dos outros (sendo com conteúdo bom, raso ou até falso), entregar folhetos digitais de propaganda (o que não é errado, apenas improdutivo do ponto de vista de resultados de negócios) entre outras ações não planejadas, certamente são desperdício de recursos. Por outro lado, ter um conteúdo original de qualidade fará com que você ganhe em autoridade, credibilidade e divulgação gratuita, já que dessa forma serão os outros a compartilhar os seus links.

Bem, aí você se pergunta: “não seria mais fácil comprar espaço, fazer anúncio?” E eu respondo, sim muito mais fácil, os resultados são imediatos, porém pontuais, restritos e, provavelmente, mais caros. O percentual médio de cliques feitos em um anúncio da publicidade digital está em torno de 0,02%. Além disso, o anunciante é um intruso em meio as informações que o público está buscando. Seria como interromper uma conversa em que as pessoas estão trocando ideias para fazer uma oferta de produto que não tem relação com o papo do grupo.

Já o produtor de conteúdo, que entrega ‘valor’ na informação, ganha empatia, credibilidade, confiança e consequentemente seguidores, fãs. E, com isso, sai na frente dos concorrentes construindo um relacionamento de confiança, respeito e credibilidade. Portanto, investir em produção de conteúdo de qualidade é imprescindível.

Para começar, entenda seu público:

Chamado de persona, o público é aquele que motiva suas mensagens. É para ele que você planeja, produz conteúdo e cria suas ações. Sendo assim, sua missão é entender os desafios desse público e como seu produto ou serviço soluciona os problemas dele.

Para traçar um perfil você deverá descobrir quais conteúdos sua persona já está consumindo, em quais canais, ou seja, os interesses. Deverá saber também qual o perfil social e profissional e, as características do público que têm relação com seu produto ou serviço. Se você vende atividade física personalizada, por exemplo, qual o perfil físico de sua persona e quais desafios ela enfrenta com relação à saúde, estética, autoaceitação etc.

Conhecendo o perfil médio do seu público ficará mais fácil e certeiro determinar os temas, a linguagem e o tom de voz do seu conteúdo, bem como os canais de promoção e distribuição.



Arrume a casa:

Tenha um objetivo claro para sua ação de marketing de conteúdo tendo em mente que essa é uma parte do plano de marketing, ou seja, apesar de muito importante o marketing de conteúdo não exclui o planejamento e as ações do marketing. Portanto, verifique se as ações de conteúdo estão alinhadas ao plano de marketing da empresa.

Tenha foco em resultados:

Primeiro entenda que essa é uma atividade de longo prazo (melhor que seja de prazo contínuo) e que, assim como qualquer ação, precisa ser mensurada.

Defina as métricas para a avaliação do trabalho com base nos objetivos do negócio e monitore com frequência. Mas, lembre-se que o marketing de conteúdo vai muito além de curtidas ou visitas às redes da marca, ele visa engajar um público duradouro mesmo que tome tempo para construir esse público.

Em primeira análise o Content Marketing não é um conteúdo vendedor é uma tática de comunicação, é uma forma de criar autoridade, aumentar a reputação, o reforço de imagem e gerar vendas indiretas. Dessa forma deve fazer parte de uma estratégia ampla de marketing e/ou marketing digital.

Qual sua maior dúvida em marketing de conteúdo? Me pergunte que farei outros artigos com as dúvidas mais pertinentes.