Comunicação cresce com Hashtag #compreonline

Por Nereu Leme 14/09/2020
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As vendas online cresceram 145% no primeiro semestre deste ano, segundo estudo da plataforma Nuvemshop.
Efeitos do distanciamento social em razão da pandemia #fiqueemcasa e pelo crescimento das ações de comunicação na Internet, principalmente nas redes sociais. Os comunicadores e marketeiros arregaçaram as mangas e saíram por aí em suas naves virtuais divulgando produtos e serviços para compras online.
Sucesso total. Quem nunca havia comprado numa loja nas nuvens fez sua primeira experiência. O consumidor, antes descrente, recebeu produtos até vindos da China. Direitinho.
Como sabemos, comunicação é essencial para as empresas em qualquer momento. Faz parte dos quatro pilares básicos do marketing (Produto, Preço, Praça ou ponto de venda e Promoção ou publicidade e comunicação).
Esses conceitos significam que se a empresa tem produto, preço, local para vendê-lo, mas não comunica ao público, o produto simplesmente não existe.
Foi o que muitas indústrias, comércios e serviços descobriram com a pandemia do novo Coronavírus, quando tiveram que fechar suas portas aos clientes e abandonar o atendimento presencial. Precisaram desenvolver uma estratégia de comunicação na Internet, principalmente nas redes sociais como Facebook, WhatsApp, Instagram e outros.
E comunicar uma nova maneira de fazer negócio. Mesmo conhecendo o produto da empresa, restaurante, supermercado, loja, ninguém podia (ainda não pode) sair de casa. Então, o consumidor não podia consumir.
Mãos à obra! Os comunicadores, especialistas e iniciantes, invadiram as redes sociais para comunicar o novo normal, ou seja, as compras pela Internet.
Com isso, descobriram o valor e a necessidade da comunicação frequente. Não apenas nos momentos de crise. Mas, sempre, constante, criando hábito nos leitores consumidores e gerando autoridade ou reconhecimento para seus produtos e empresas.
Então, a comunicação cresceu. Use a hashtag #compre online. Mas, atenção! No começo da pandemia, a comunicação era mais simples: “Estamos fazendo delivery”, ou seja, vendendo pela Internet e entregando em casa.
Agora, com o grande número de empresas fazendo a mesma coisa, a comunicação ficou mais complicada. Não basta dizer que passou a fazer delivery. É preciso atrair o consumidor para o seu produto. Ou seja, dizer por que o consumidor vai comprar seu produto e não do concorrente da esquina.
Por que ele faria isso? Porque seu produto é bom, tem bom preço e sua comunicação é competente. Informe o que o consumidor quer saber, sem rodeios. Direto ao ponto. Comunicação vende!