Quer falar o quê?

Por Nereu Leme 14/08/2019
Veja mais sobre:
Pensar uma coisa e falar outra. Às vezes não se consegue traduzir corretamente o pensamento que queremos transmitir. Ou o receptor, com quem estamos falando, não entendeu o recado. Também pode até ser o ruído de comunicação que interferiu na correta emissão e recepção da mensagem.

O entendimento entre as pessoas já é difícil por natureza. E, se pensamos uma coisa e falamos outra, uma hora vamos ter que corrigir: não foi isso que eu quis dizer! Pronto. A confusão está formada.

Hoje em dia, nas redes sociais, a comunicação foi simplificada por conta da velocidade das coisas, da vida agitada e da ansiedade, sinal dos tempos.

Os Emojis, que todo mundo já sabe bem o que é - e provavelmente já utilizou - dominam os aplicativos de comunicação, tipo WhatsApp, Messenger, Telegram e outros. Alguns são óbvios. Palmas, sorriso, sinal de positivo. Mas, será que o receptor, aquele com quem estamos conversando, vai entender o que eu quero dizer.

Por exemplo, o que significa bater palmas uma vez, duas, três e assim por diante. Duas carinhas sorridentes ou três carinhas sorridentes mudam alguma interpretação para mais ou para menos?

Algum tempo atrás fizemos um grupo familiar em um aplicativo. Família grande, 45 pessoas. Durou pouco para mim, pois os avisos de mensagens eram infernais. Mas, enquanto durou, foi difícil traduzir as mensagens. O mais complicado era saber o que a primeira pessoa, das 45, tinha dito que provocou tantos risos. Rola a tela até descobrir que era uma piada sem graça. 

As outras 43 pessoas (menos eu e quem escreveu primeiro, geralmente às seis horas da manhã) responderam todas da mesma forma: kkk. Só que com números de Ks diferentes. Dois, três, dez.

Então eu fiquei pensando. Tem diferença mandar um K ou dez. Aí eu resolvi criar um manual de Ks, para entender o que as pessoas estavam querendo dizer.

Quer falar o quê? Tentei traduzir da seguinte forma. Três Ks eram riso moderado. Um K era Ri mas não gostei. Dois Ks seriam Ri, mas a piada era dispensável. Quatro Ks, Ri e gostei. Para simplificar, seis ou mais Ks, Ri e gostei muito. Acima de 10 Ks, Gargalhada total. Fora os exageros de 15 ou 20 Ks.

É claro que ninguém conseguiu decorar ou seguir meu manual. Lógico, a manifestação era espontânea e eu não deveria impor regras para algo que era natural. Resultado do momento vivenciado por cada um. Desisti do manual e do grupo. Ainda hoje, penso no manual. Será que funcionaria?

O que eu quero dizer, o que eu quero falar é que não se consegue impor regras para coisas naturais como a comunicação. Penso, logo me comunico. Ou mais simplisticamente: falo, logo me comunico. Bem ou mal, mas falem de mim.

Fico pensando. Será que todo mundo entende o que os Emojis querem dizer?

Uma carinha sorridente pode estar rindo para você ou rindo de você. Piadas à parte, já existe um dicionário de Emojis ou Emoticons. Mais difícil que aprender o português correto.

Ficou em dúvida sobre o que significa uma carinha sorridente de ponta-cabeça logo depois do título? Para mim poderia significar “está tudo errado”. No dicionário encontrável na Internet, 🙃 quer dizer 
“eu não estou falando sério! Na mensagem está implícito algum duplo sentido, ironia ou algo engraçado. A pessoa está falando bobagens e fazendo brincadeira ou respondendo a uma piada”.

Agora, tem carinha sorridente com a boca aberta, boca fechada, olhos felizes, boca aberta e olhos fechados, piscando o olho, carinha corada, superaquecida, congelando, fazendo careta, carinha desolada, carinha desolada e até vomitando. E, não para por aí. Carinha chorando, com a cabeça explodindo.

No começo deste ano, o Unicode (padrão de símbolos) divulgou uma nova lista de Emojis para 2019 com 230 novas carinhas e símbolos para Android, iPhone (iOS) e outros sistemas operacionais. Alguém precisa fazer um novo dicionário.

Para muitos desses emojis, o interlocutor certamente vai ficar em dúvida e perguntar: “quer falar o quê?”