5 dicas de redação para uma escrita estratégica

Por Vanessa 04/04/2018
Veja mais sobre:

Vista seu texto de acordo com a ocasião


Com que roupa eu vou? Esse certamente deve ser seu primeiro pensamento ao receber um convite para uma festa de gala, um casamento, por exemplo. Caso escolha um modelo diferente do dress code indicado no convite você, certamente, causará estranheza. As pessoas à sua volta tenderão a reparar mais na roupa (que não está adequada) e menos no conteúdo, ou seja, em você (os sinais não verbais são 13 vezes mais percebidos pela mente humana).

Igualmente estranho é um texto preparado inadequadamente, sem qualquer planejamento. De um bilhete a um livro, passando por mensagens de e-mail ou redes sociais, cada ocasião pede um formato específico de redação. Em mensagens pelo Whatsapp, por exemplo, uma brincadeira ou um termo fora de contexto podem criar inimizades, gerar mal-estar ou, até, arruinar a empresa ou a carreira do redator.

Use linguagem apropriada. Em canais de respostas imediatistas, como é o caso do Whatsapp, a linguagem se aproxima da falada e, deve refletir como você falaria com a pessoa se a estivesse encontrando pessoalmente. Ou seja, sem os extremos de formalidade ou informalidade. A menos que seu contato responda com emojis, abreviações e outros recursos informais, mantenha sua ortografia e escolha de palavras apropriadas, para não gerar problemas de interpretação.

Excetuando poetas, romancistas, juristas e acadêmicos, a redação deve privilegiar a clareza e a concisão em todos os momentos. Escrever com clareza deriva de um pensamento organizado e coloca você nesse patamar, o de pessoa organizada. E, evidentemente, transmite credibilidade.

Dicas valiosas:


1 - Organize o pensamento – O que quero informar com este texto? Qual a mensagem-chave? Quem vai ler este material?;

2 - Transmita a mensagem nos primeiros parágrafos – Deixe claro logo no começo do texto qual é a mensagem, mesmo que mais detalhes sejam expostos no decorrer da redação;

3 - Promova uma reflexão ou ação – Tente engajar o leitor, levando-o até o final da leitura. Use termos instigantes e seja criativo;

4 - Evidencie fatos, dê dicas e seja breve;

5 - Por fim, revise gramaticalmente, ortograficamente e esteticamente. E, sempre que possível, peça que outra pessoa leia seu texto antes de publicá-lo ou enviá-lo.

Quais técnicas ou check list você usa para escrever suas mensagens? Comente comigo ou faça sua pergunta que terei satisfação em responder.